terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ribeira de Seixe e Ribeira de Aljezur

A Ribeira de Seixe marca a fronteira entre o Sudoeste Alentejano e o Noroeste Algarvio. A norte do concelho de Aljezur, estende um braço em direcção ao Atlântico e corta o areal da Praia de Odeceixe.
Começa por ser Ribeira da Perna Negra, mas ao juntar-se com outros ribeiros que descem a Serra de Monchique, termina o seu percurso junto ao mar na vila de Odeceixe.
A Ribeira de Aljezur também desagua no Atlântico na Costa Vicentina. O estuário de Seixe e o estuário da Ribeira de Aljezur pertencem ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Os estuários possuem uma reconhecida biodiversidade e são importantes locais para espécies piscícolas e de aves.
No Inverno é normal estacionar o carro junto ao casario da Praia de Odeceixe e observar, metros abaixo, apenas rochas negras, areia e mar batido. Quando os meses de calor se aproximam chegam os turistas e a calma e solidão desaparecem por dois ou três meses.
As Ribeiras de Seixe e de Aljezur são candidatos às 7 Maravilhas Naturais de Portugal na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas.
Ana Gambão mudou-se para o Rogil, perto de Odeceixe, porque sempre gostou da Costa Vicentina. Está num dos seus locais preferidos, conta enquanto passeia junto à Ribeira de Seixe com o filho Noé.

Sem comentários:

Enviar um comentário