sábado, 30 de janeiro de 2010

Serra de Monchique

Apesar de ter sido fustigada pelos incêndios dos últimos anos, a Serra de Monchique continua a ser uma paisagem marcada pelo verde. A Fóia, com 900 metros de altitude, é o ponto mais alto do Algarve.
As casas brancas descem pelas encostas da serra em linhas dispersas. A rocha é de origem vulcânica. Na Serra de Monchique existem centenas de espécies de plantas. Destacam-se os eucaliptos e os pinheiros bravos. Podem ser encontrados ainda sobreiros, castanheiros e medronheiros. Mais raros são os pinheiros mansos e o carvalho de Monchique.
Nas Caldas de Monchique, conhecidas pelo seu complexo termal, permanece preservada uma magnólia com mais de 300 anos.
Rui André, Presidente da Câmara de Monchique, explica qual a intenção da candidatura às 7 Maravilhas Naturais na categoria Grandes Relevos.

Ponta João D'Arens

A Ponta João D'Arens é uma faixa costeira entre a Praia do Alemão e a Prainha. É uma das zonas de costa mais bem preservadas de Portimão. Manuel Teixeira Gomes faz-lhe referência na sua obra literária.
A falésia avermelhada é bastante recortada e ainda mantém vegetação que já vai sendo rara em outras partes do litoral do concelho. A praia em si é pequena e o acesso complicado. Daí a sensação de calma e isolamento que passa para quem a procura.
A Ponta João D'Arens concorre às 7 Maravilhas Naturais de Portugal na categoria de Praias e Falésias, juntamente com a Praia de Alvor e a Praia dos Três Irmãos.

Ria de Alvor


A Ria de Alvor é uma área protegida que abrange as freguesias de Alvor e Mexilhoeira Grande (Portimão) e Odiáxere (Lagos). Os mais de mil hectares de extensão são terreno fértil para actividades como a agricultura, pesca e os viveiros de marisco.
Abundam espécies e habitats de interesse comunitário. A biodiversidade da Ria de Alvor atrai os amantes de aves e também da natureza. Há cada vez mais pessoas a procurar a Ria de Alvor para caminhar, andar de bicicleta e praticar desportos náuticos.
Na Abicada ainda se encontram vestigios arqueológicos de uma antiga Vila Romana.
A candidatura às 7 Maravilhas Naturais de Portugal foi aceite na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas.

A Quinta da Rocha, propriedade situada em plena Ria de Alvor, acolhe a sede da Associação Ambientalista a Rocha. Isabel Soares, membro da Rocha, faz um retrato da paisagem.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ilha de Tavira


A Ilha de Tavira fica a sul da cidade a pouca distância da costa. Faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. Além de estância balnear, à volta da ilha existe um conjunto de sapais de onde se podem observar aves marinhas. Os pinheiros fazem sombra na areia.
Há também um parque de campismo, bares e restaurantes. O acesso é feito através de barcos de carreira com horários regulares.
No Verão passado o guia Lonely Planet's Travel With Children considerou a praia da Ilha de Tavira a 8ª melhor do mundo para estar com crianças.
A Ilha de Tavira concorre às 7 Maravilhas Naturais de Portugal na categoria de Praias e Falésias. No concelho de Tavira duas outras praias estão incluídas nesta lista: A Praia do Barril e a Praia da Terra Estreita.

Lagoa dos Salgados


A Lagoa dos Salgados é constituída por um conjunto de pequenas lagoas junto ao litoral. Situada perto da freguesia de Pêra, no concelho de Silves, fica a 2 quilómetros a nascente da Praia de Armação de Pêra. A Lagoa dos Salgados está classificada como Zona Sensível desde 1997. Constitui um sistema de transição entre a zona costeira e a zona terrestre. A lagoa mantém-se isolada do mar por causa de uma barreira arenosa que funciona como contenção do caudal fluvial. Há mais de 30 espécies de aves classificadas nos Salgados como sendo de interesse comunitário. É o exemplo do perna-longa ou do guarda-rios. A Lagoa dos Salgados concorre às 7 Maravilhas Naturais de Portugal na categoria de Zonas Marinhas. Tem a seu lado na corrida a Baía de Lagos e a Costa D'Oiro e o Litoral do Concelho de Lagoa.

A Presidente da Câmara de Silves, Isabel Soares, descreve os pontos fortes da Lagoa dos Salgados.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Península de Cacela


É considerada uma das pérolas do Parque Natural da Ria Formosa. A Península de Cacela tem uma luz especial que se reflecte nas águas calmas da ria.
A aldeia de Cacela Velha é uma das mais bem preservadas do concelho de Vila Real de Santo António. Próximo de Cacela Velha fica a Fábrica, lugar de pescadores. A Praia da Fábrica, junto da Barra do Lacém, começa a ser conhecida entre os que visitam a zona no Verão. Alguns pescadores fazem travessias regulares da ria.
A partir das dunas de areia branca e fina vê-se ao cimo a Igreja e Fortaleza de Cacela Velha. Praias e Falésias é a categoria à qual concorre a Península de Cacela.

Quinta do Lago


A Quinta do Lago é sobretudo conhecida por ser um dos empreendimentos turisticos mais luxuosos do Algarve. A praia é frequentada por nomes conhecidos do país e estrangeiro. Mais do que um lugar in, badalado nas colunas sociais, a praia é uma das mais bonitas da região.
A areia branca perde-se de vista e as dunas são atravessadas por um passadiço em madeira. É um dos sítios mais importantes a dar abrigo a aves. Na Lagoa de São Lourenço existe um ponto de observação de onde podem ser vistas aves aquáticas a uma distância pequena.
O trilho da ria percorre-se por entre antigas salinas e sapal. Por perto costumam ver-se pernilongos, maçaricos-de-bico-direito ou cotovias-de-poupa.
A Quinta do Lago situa-se na Ria Formosa, no concelho de Loulé. Concorre na categoria de Praias e Falésias.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pinhal de Bordalete

A meio caminho entre a Carrapateira e a Bordeira estendem-se 40 hectares de pinheiro manso a que se chama Pinhal de Bordalete.
O terreno é privado, mas está incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e na Rede Natura.
A área florestal está assente em areias e encontra-se próxima do mar. Os pinheiros espalham-se na paisagem ao longo de relevos conhecidos por Cabeços da Bordeira. Algumas elevações atingem perto de 100 metros.
O Pinhal de Bordalete é óptimo para quem pratica birdwatching, por ser um importante corredor migratório para muitas espécies de aves.
A área de pinheiro manso do concelho de Aljezur é a única candidata do Algarve às 7 Maravilhas Naturais, na categoria de Florestas e Matas.

Ribeira de Seixe e Ribeira de Aljezur

A Ribeira de Seixe marca a fronteira entre o Sudoeste Alentejano e o Noroeste Algarvio. A norte do concelho de Aljezur, estende um braço em direcção ao Atlântico e corta o areal da Praia de Odeceixe.
Começa por ser Ribeira da Perna Negra, mas ao juntar-se com outros ribeiros que descem a Serra de Monchique, termina o seu percurso junto ao mar na vila de Odeceixe.
A Ribeira de Aljezur também desagua no Atlântico na Costa Vicentina. O estuário de Seixe e o estuário da Ribeira de Aljezur pertencem ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Os estuários possuem uma reconhecida biodiversidade e são importantes locais para espécies piscícolas e de aves.
No Inverno é normal estacionar o carro junto ao casario da Praia de Odeceixe e observar, metros abaixo, apenas rochas negras, areia e mar batido. Quando os meses de calor se aproximam chegam os turistas e a calma e solidão desaparecem por dois ou três meses.
As Ribeiras de Seixe e de Aljezur são candidatos às 7 Maravilhas Naturais de Portugal na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas.
Ana Gambão mudou-se para o Rogil, perto de Odeceixe, porque sempre gostou da Costa Vicentina. Está num dos seus locais preferidos, conta enquanto passeia junto à Ribeira de Seixe com o filho Noé.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Saiba mais no Portugal em Directo

A edição de Faro do Portugal em Directo vai acompanhar as candidaturas do Algarve nas 7 Maravilhas Naturais de Portugal. De 1 a 5 de Fevereiro, entre as 13h15 e as 14h00, os responsáveis autárquicos apresentam os locais a concurso nos seus concelhos.
Antena 1
Sotavento 97.6 FM - Barlavento 88.9 FM

Primeira eliminatória a 7 de Fevereiro

Os mais de 300 candidatos iniciais vão ficar reduzidos a 77 já no próximo dia 7 de Fevereiro. Um júri composto por 77 especialistas irá avaliar as nomeações e escolher 77, ou seja, 11 por cada uma das 7 categorias.
As categorias a concurso são Florestas e Matas, Grandes Relevos, Praias e Falésias, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Zonas Marinhas, Áreas Protegidas e por fim Grutas e Cavernas.
A partir de 7 de Março, 21 notáveis escolhem 21 finalistas, ou seja, 3 por cada uma das 7 categorias. Serão esses 21 finalistas a ser sujeitos a votação pública até 7 de Setembro. Neste grupo de 21, o regulamento obriga a que se inclua pelo menos 1 participante de cada uma das 7 regiões de turismo do país: Norte/Centro/Lisboa e Vale do Tejo/Alentejo/Algarve/Açores/Madeira.

Candidaturas do Algarve

FLORESTAS E MATAS
Pinhal de Bordalete (Aljezur)

GRANDES RELEVOS
Serra de Monchique
Serra do Caldeirão
Ponta de Sagres

PRAIAS E FALÉSIAS
Baía de Lagos,Costa D'oiro,Praia da Luz,Praia Dona Ana, Ponta Piedade (Lagos)
Ilha de Tavira,Barril, Terra Estreita (Tavira)
Praia da Amoreira,Bordeira,Arrifana,Amado,Odeceixe,Ponta Carrapateira (Aljezur)
Salema,Cordoama,Catelejo,Murração (Vila do Bispo)
Falésia,Baleeira,Manuel Lourenço (Albufeira)
João d'Arens,Alvor,Três Irmãos (Portimão)
Benagil (Lagoa), Ponta da Fuzeta (Olhão),Quinta do Lago (Loulé),Cacela Velha (VRSA)
Ria Formosa
Ponta de Sagres

ZONAS AQUÁTICAS NÃO MARINHAS
Ria de Alvor (Portimão)
Ribeira de Aljezur e Ribeira de Seixe

ZONAS MARINHAS
Baía de Lagos, Costa D'Oiro (Lagos)
Lagoa dos Salgados (Silves)
Litoral Concelho Lagoa

ÁREAS PROTEGIDAS
Cerro da Cabeça (Olhão)
Fonte da Benémola
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Reserva de Sapal de Castro Marim
Reserva Biogenética de Sagres
Rocha da Pena (Loulé)
Ria Formosa

Algarve com 49 candidaturas às 7 Maravilhas Naturais de Portugal

Mais de 300 locais estão a concurso e querem chegar ao fim na eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. O Algarve apresenta-se com 49 candidaturas que abrangem 6 categorias. A escolha dos sítios seleccionados é da responsabilidade da organização do concurso, a New 7 Wonders Portugal. Os municipios e outras entidades também deram sugestões para se chegar às mais de 3 centenas de propostas.
Depois das Novas 7 Maravilhas do Mundo, das 7 Maravilhas de Portugal e, mais recentemente, as 7 Maravilhas de Portugal no Mundo esta eleição está centrada na natureza. Como é explicado no site oficial das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, o interesse não reside somente em apreciar a beleza das paisagens e sim em divulgar o que deve ser preservado. E citamos uma frase que pode ser lida no site : "Se queremos proteger alguma coisa, em primeiro lugar temos de saber apreciá-la".
2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade.